Meu corpo, meus direitos


Falando com umas amigas no Twitter, pracinha virtual dos adultos, uma amiga enviou “beijos doces, porém diets”.


Num primeiro momento, ri, junto com as outras. Dois minutos depois, me revoltava. Ora! Que maldição é essa que nos acompanha por toda a vida! Vamos “pagar de gatinha” até na vida virtual? Para. Não sou diet.

Fui magra por toda a vida. Sorte. Não sou do tipo atlética, não tenho disciplina e detesto restrições. De uns anos pra cá, aquele local... a faixa de gaza (sempre em conflito) adquiriu contornos “diferenciados”. Nada de tão horrível, mas cinturinha de pilão morreu. Enfim.

A gente segue aprendendo truques por toda a vida. Mulheres são assim. Horas na frente do espelho escolhendo o melhor ângulo do sorriso, o melhor ar de distraída... Outro tanto a melhor maneira de chorar, sem ficar muito enrugada, feia...

A maneira de sentar que mais favorece, assim como a roupa certa. Ensaiamos até algumas poses sensuais, para a hora do sexo... os espelhos sabem tudo de nós!

Fora os pequenos sacrifícios, como abrir mão das sobremesas, fazer a fina, se entupindo de salada na churrascaria e até não comer em determinados dias que queremos parecer sereia numa festa! (Conheço uma que desmaiou no aniversário. Não fui eu!)

Somos capazes até de inventar uma nova forma de vida, de tanto ficar sem respirar, segurando a... vocês sabem o que. Se for preciso, entramos numa daquelas calcinhas tipo “aperta, modela e empina”. Se aparece o homem dos sonhos numa ocasião dessas, fazemos o que?

Mas voltando ao momento da revolta. Peraí. Cansei. Já tenho idade pra ter minhas ruguinhas quando rio. Tenho idade pra ostentar minha barriguinha, vá! Não quero ter que fazer carão, nem ficar roxa de falta de ar para usar uma blusinha mais justa! Por favor, me deixem ter minha idade, ser como eu sou! Afinal, sou ótima assim!

Meninas, nossos contemporâneos não estão melhores. Vejam! Boa parte já nem tem cabelo. E o que sobrou, tá branco. Não usam cremes melados à noite e alguns ainda acham que protetor solar é artigo de praia. A grande maioria não sabe a diferença entre estria e celulite! 10% têm uma barriguinha que não se importam de esconder. E 89% têm uma barrigona, que alisam satisfeitos, entre um chopp e outro! Por que vou ficar neurótica com a minha, que ainda nem chegou ao nível pança?

Tenho ouvido de amigos e lido certos artigos sobre o medo que o homem moderno tem das mulheres perfeitas, vendidas pela mídia. Maldito photoshop que reinventou a mulher! E criou um bando de neuróticas, gastando fortunas em clínicas de estética, cirurgias, academias e dietas milagrosas! Pra quem queremos ficar lindas? Para os homens que nos interessam - heteros, sem frescura, com pinta e cheiro de macho, ou para os “metro”, de quem desconfiamos quando ficam a sós com nosso armário de cremes?

Olha, não estou um bagaço, tá? Não sou malhada, não uso botox e não acredito que um dia vá pra mesa de cirurgia por um peito de traveca ou coisa parecida. O tempo foi bom pra mim. E quero ser boa pra ele. Vivi, aprendi tanto do mundo e das pessoas, amadureci e continuo aprendendo. Meu corpo é só a nave dessa viagem louca. Tenho respeito por ele, mas não idolatria.

Os homens que me amaram - e os que ainda vão me amar - têm que gostar primeiro de minha conversa, meu bom humor, minha poesia, meu jeito de ver a vida. Depois vão conhecer e descobrir meu corpo, sua beleza imperfeita. Porque somos únicos. Deus usou um molde pra cada um e não disse pra ninguém qual era o bonito e qual era o feio. Isso fomos nós que inventamos.

Ah, confessemos! Também nós, mulheres, olhamos com cobiça pra um corpinho definido, sarado, barriga de tanquinho e coxa de jogador... Mas dificilmente queremos um desses pra dividir a vida. Mesmo porque, esse tipo está tão apaixonado por sua imagem no espelho da academia que não vai ter tempo pra se doar a uma mulher, talvez nem mesmo pra olhar pra uma.

Resumindo: sou a favor sim, de que todo mundo tem que cuidar da boa alimentação, procurar acabar com os maus hábitos, levar uma vida mais saudável. Mas sou contra qualquer exagero. Chega de hedonismo, chega de culto ao corpo.

Quero a liberdade de ser quem eu sou, com a idade que tenho. Vaidade sim, sacrifícios, não. Não basta o sofrimento dos nossos pés que já não vivem sem as podólogas? Sim, queremos continuar de pele macia, cheirosas, cabelos sedosos pra encantar nossos homens. Mas sem nos transformar em bonecas de série, sem personalidade.

Charme, sedução e gostosura estão mais nos gestos e na experiência que nas formas perfeitas. E olha que nem estou falando de inteligência, generosidade, simpatia...

Abaixo a ditadura da perfeição! Meus 48 anos já me dão direito a relaxar o espartilho invisível que eu mesma deixei que me apertassem. Sou ótima como sou e não quero vestir roupas de menina. Sou uma mulher. E as pequenas imperfeições... bem, juro que desaparecem à meia luz e se transformam em encantos, quando eu quero...

Imagem: Mulher ao espelho, Pablo Picasso, 1932.
PS. Fiquei tentada a colocar uma foto minha, ao estilo Scarlet Johanson, mas resolvi não desviar o foco... numa outra ocasião, qiuem sabe... héhéhé... 

Comentários

  1. Por acaso li parte da conversa da tarde, exatamente quando você falava das beijocas "engordantes". Está absolutamente certa em seu raciocínio. Há que se buscar algo que acrescente entre uma e outra (será que se chega a tanto?). Poucos e grisalhos cabelos conduzem a endossar o seu artigo. Zelo com a aparência, mas sem excessos. Depõe contra. Barba bem feita, odores naturais controlados e aromas artificiais suportáveis; basta isso.
    Conta ponto saber fazer comidinhas para depois do amor (Vinícius de Moraes).

    ResponderExcluir
  2. a-mei xará!
    é isto aí. temos direito a dizer não à feijoada light e à coca light. Somos gostosas do jeito que somos!(rs)

    ResponderExcluir
  3. Sem sacrifícios, mas sempre de olho para não passar das medidas. rs

    ResponderExcluir
  4. Perfeito! Somos quem somos e pronto. "Abaixo a ditadura da perfeição" rs

    ResponderExcluir
  5. Dizer qualquer coisa seria ser sub-reptício....seu texto é um grito de liberdade a bem de ser real e não menos interessante, e assim podemos ser pelo conjunto da obra, em vez de uma beleza vazia que põe a pessoa num pedestal frio e inacessível a toques, sentidos e trocas.
    Parabéns,querida Marcia; é por isso que sou seu fã!!bjocas muito calóricas!

    ResponderExcluir
  6. Se nós "somos o que nos comemos"...Eu como pizza com cerveja e pra finalizar um bom sorvete de creme caramelizado...Isso tudo é uma delícia, portanto, sou DELICIOSA!!!!

    ResponderExcluir
  7. Ih essa foto sua ia ser show, um reboliço na TL kkkkkkkk

    Adorei seu texto, e olha, me sinto um pouco assim. A Mídia, os outros, em alguns momentos me contaminam, mas por pouco tempo.

    Nada q um amor de verdade não melhore heheheh

    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Marcinha!

    Adorei, adorei, adorei...

    Sempre digo que não sou tão madura assim, pra assumir meus defeitos por ai.

    Mas você deu um show neste texto.
    Vou rever meus conceitos.

    Um beijo!
    Parabéns

    ResponderExcluir
  9. Gente de verdade. Como sinto falta de gente de verdade! Física, mental e moralmente falando. Aqui tem! Beijos!

    ResponderExcluir
  10. Que texto maravilhoso, ele deveria estar na primeira página do google, dos jornais, das revistas e nas matérias dos telejornais e programas tipo "saia Justa". Concordo em gênero , número, grau e barriguinha,rsrsrsr. Todos os dias envio meus cafés da manhã pelo twitter e de vez em qdo aparece alguém que faz este tipo de comentário light (argh, detesto a palavra e a comida). Gente, pelo amor de Deus, vamos acordar, a perfeitinha de cintura de pilão, peitão de Sofia Loren, bunda de J-Lo e caara de barbie só existe no photoshop. Na vida real todas nós temos nosso encantos, físicos ou não, o que importa é a energia, o amor, a sensibilidade que conseguimos passar para quem está do nosso lado. Chega desse martírio da magreza, garatno que do outro lado ninguém vai te perguntar quanto vc pesa, antes vão querer saber o que vc fez de bom com a vida que te foi dada, com a chance de crescer como espírito. Abaixo o light, diet e tudo o mais que nos torna escravas desta ilusão fútil.

    ResponderExcluir
  11. Éee minha amiga... esse tipo físico que pregam por aí como ideal que está povoando as mentes vazias de conteúdo nao passa de valores comerciais e está muito aquém da realidade da maioria. Isso é mera jogada comercial para vender mais cirurgias plásticas, mais produtos de beleza, mais vagas nas academias, ou seja setores que movimentam elevada quantia de dinheiro no mundo. O corpo se modifica com o tempo e a mente tem que estar preparada para aceitar essa mudança, do contrário, vai haver muito mesmo é trabalho para os psicólogos.

    ResponderExcluir
  12. Por isso, todas minhas amigas são gostosas. cada uma com seu sabor. seja de pizza, Pão de queijo, saladinha de agrião, biscoito amanteigado ou tutu de feijão. O importante na vida, é estar de bem com a vida. É olhar para o espelho e dar um beijo apaixonado.

    Parabéns pelo texto

    MarquesK

    Só o Rock Alivia

    ResponderExcluir
  13. Simples> a beleza está na alma ...gostei do texto...

    ResponderExcluir
  14. Excelente... gostei muito!

    Fato: a mulher perfeita não é aquela cheia de rótulos, é aquela cheia de realidades que agregam.

    Parabéns pela definição!

    ResponderExcluir
  15. " não me tire as rugas...levei tanto tempo pra consegui-las..."
    seu texto é a minha cara... adorei!

    ResponderExcluir
  16. Pode concordar e assinar embaixo?

    Você é fantástica em suas colocações e, se mais pessoas no mundo pensassem assim, ele seria um lugar bem mais humano e diferenciado...

    Amei!

    Beijos "gordos"! rsrs...

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Poemas de Laura Beatriz

Uma folha em branco